sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sonhos sonhos são



Réquiem é uma espécie de oração que tradicionalmente foi destinada a funerais. Quem não lembra do famoso réquiem produzido por Mozart que culminou com a sua própria morte? Podemos entender o réquiem também como um poema mórbido.

No caso do filme em questão, trata-se de um réquiem para um sonho. Quantos sonhos nossos são sonhos defuntos? Vontades mortas antes mesmo de terem uma oportunidade de realização? No filme, as personagens esperneiam em busca de seus sonhos. A cada nova tentativa, mais próxima fica a beira do abismo.

Podemos ver Réquiem - Por um sonho com muitos olhares diferentes: seja pela questão do uso de substâncias psicoativas, pelas ilusões oriundas dos programas de auditório, pelas promessas de amor eterno...

O drama se dá na incapacidade de saber a hora de parar. Seria incapacidade ou não temos realmente o controle que tanto desejamos (alguns acreditam ter!) sobre o rumo de nossas vidas? Como definir os limites do prazer e da loucura?

A vida continua um grande mistério. O filme que encerra a temática Obsessão e fecha com chave de ouro a atuação do Cineclube DeLírio este ano. Imperdível para quem acredita que não está pronto e que muitas mudanças estão para acontecer em suas vidas.

Apareça!


Créditos:
Título original: Requiem for a Dream
Lançamento: 2000 (EUA)
Direção: Darren Aronofsky
Atores: Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly, Marlon Wayans.
Duração: 102 min
Gênero: Drama

Nenhum comentário: