terça-feira, 6 de julho de 2010

Distopia?


Enclausurados em uma redoma. É assim que estão os sobreviventes do último e maior desastre da Terra. Tudo o que eles querem é ir para "A Ilha", o único recanto preservado do desastre. Contudo, a Ilha é pequena demais e somente uma seleta porção dos sobreviventes pode habitá-la. Para ir pra lá é preciso ter sorte e ser contemplado em um dos vários sorteios que eventualmente ocorrem na instalação subterrânea em que o grupo está confinado.

Grosseiramente, é esta visão de mundo que sustenta o grupo de pessoas que desejam ir pra Ilha. Encerrados em uma instalação subterrânea, submetidos ao rigoroso controle das máquinas, os habitantes da instalação têm como único objetivo de vida ser sorteado para ir habitar A Ilha.

No entanto, a falta de maiores horizontes para a existência e o extremo controle a que estão submetidos os membros deste restrito grupo fornecem férteis condições para um espírito inquieto contestar a ordem vigente e partir em busca do que está por trás das crenças que sustentam este grupo. Lincoln Six Echo (Ewan McGregor) é quem parte nesta jornada ao desenvolver sentimentos demasiado humanos pela bela Jordan Two Delta (Scarlett Johanson).

É quando Jordan é sorteada para ir habitar A Ilha que o personagem de McGregor parte à procura das respostas para as perguntas que o intrigam há tempos. Lincoln não precisa de muito tempo para desconstruir a frágil ideologia - """inversão da realidade""" - que mantém a ordem dentro da pretensa instalação subterrânea em que o grupo estaria confinado.

Apesar da clássica construção hollywoodiana o filme vale a pena ser visto. Contudo, acredito que a leitura do filme enquanto uma distopia pode ser problemática, pois, permite que determinadas regiões do mundo sejam pensadas como distópicas. Ou seja, se por si só, imaginar no futuro um grupo isolado submetido à condições desumanas caracterizar uma distopia, há séculos diversos rincões da terra são perfeitas distopias.


Ficha Técnica:
Título original: The Island
Gênero: Ficção
Ano: 2005
País de origem: Estados Unidos
Distribuidora: Warner
Duração: 127 min.
Classificação: 14 anos
Língua: Inglês
Cor: Colorido
Som: DTS Dolby SDDS
Diretor: Michael Bay
Elenco: Ewan McGregor, Scarlett Johansson, Michael Clarke Duncan

Nenhum comentário: