segunda-feira, 26 de julho de 2010

1984


Qual o papel do Estado, da mídia, do comércio na sociedade?  É a partir do questionamento desses elementos que podemos analisar como o filme 1984, baseado no livro homônimo do escritor inglês George Orwell, publicado em 1948. Inserido em conjuntura de pós-segunda guerra, o filme nos apresenta subsídios bastante concretos para pensarmos a sociedade ocidental contemporânea.

O filme produzido quase quatro décadas após a primeira publicação do livro, possui um caráter bastante fiel. “Quem controla o passado, controla o futuro e quem controla o presente controla o passado.” É desta forma que a película inicia, evidenciando assim seu caráter crítico e contestador a todas as formas totalitarismo, e manipulação ideológica.  

Sendo uma projeção distópica do futuro, o autor “cria” uma sociedade controlada por um partido (INGSOC) e dirigida por um ditador onipresente e onisciente (Grande Irmão). Os indivíduos abjuram de seus próprios interesses e identidade e virtude da manutenção e fortificação do partido. Nesse contexto, Wiston é só mais um funcionário de um entre diversos Ministérios criados pelo partido. Trabalhando no Ministério da Verdade, seu papel é adulterar a informação já publicada e republicá-la a partir dos interesses de seus superiores. 

Vivendo em uma sociedade extremante controladora, em que tudo que pode comprometer a relação hierárquica de poder do partido sobre a massa pode e deve ser combatido, Wiston passa a ser um perigo. Além de questionar a veracidade e integridade do partido, cometendo vários crimes, como possuir um diário secreto em seu quarto e manter uma relação como uma mulher, também do partido (Julie).   

Nesta sociedade de 1984, todos os tipos de ações que não beneficiam o partido (como a liberdade de pensamento, emoções com sexo e orgasmo) são tidas como formas de perversão. Uma das maneiras de tentar aniquilar tais pensamentos é criação de uma língua cada vez mais reduzida a serviço do Estado (novilíngua) que está em processo de consolidação. Assim o Estado deixa clara a dominação física e ideológica. 

Aquele que não se sujeitar ao partido é preso no “Ministério do Amor” e re-doutrinado em sessões de tortura, como é o caso do personagem Wiston. A manipulação e divulgação das informações através dos noticiários propagados em toda a cidade sobre as condições do Estado relatam sempre aumento da economia, baixa taxa de mortalidade, diminuição de doenças.  Fica explícito o caráter de racionalidade do Governo e subtendida a eficiência da forma de lidar como tais problemas. 

É constituído um mundo aparente sob ordem e controle absoluto. Porém, como parte dessa organicidade, a guerra - seja contra Eurásia ou Letásia - possui uma funcionalidade nos intentos dos dirigentes de Estado de controlar a massa.  

É interessantíssimo como o filme nos conduz a pensar as multiplicidades de formas de poder e manipulação através das mídias - que são elementos fundamentais no filme. As mídias podem desencadear discussões bastante atuais sobre a cultura de massa, partidarismo, totalitarismo, medo e outras. Pode-se dizer que já vivemos controlados pelo consumo.

Informações Técnicas
Título no Brasil:  1984
Título Original:  Nineteen Eighty-Four
País de Origem:  Inglaterra
Gênero:  Drama / Romance / Ficção
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento:  1984
Site Oficial: 
Estúdio/Distrib.: 
Direção: 
Michael Radford
 

Nenhum comentário: