domingo, 10 de abril de 2011

Dançando no Escuro



Dançando no escuro é um filme dirigido por Lars Von Trier que narra a história de Selma Jezkova, uma imigrante do leste europeu que se muda para os Estados Unidos em busca de trabalho para poder pagar a cirurgia de seu filho que possui uma doença hereditária que o deixará cego.

Selma mora em um trailer alugado por um simpático casal que ainda cuida de seu filho enquanto ela está trabalhando. Ela tenta suavizar sua dura realidade fazendo dela um musical. Sempre que passa por alguma situação difícil, ela entra em uma espécie de realidade alternativa em que tudo é um lindo musical com suas canções e danças.

Vencedor de vários prêmios, o musical possui características peculiares no que diz respeito à sua estética, pois segue os conceitos do Dogma 95, um movimento cinematográfico que começou a partir da publicação de um manifesto em março de 1995 da autoria de Lars Von Trier e Thomas Vinterberg. O movimento prega a criação de filmes de maneira mais realista e menos comercial e é uma tentativa de romper com a indústria que o cinema se tornou. O manifesto propõe uma série de restrições técnicas (em relação ao uso de tecnologias nos filmes) e éticas (no que diz respeito aos assuntos abordados no filme).

Na película, podemos identificar claramente características do Dogma 95: a presença da luz natural em todas as cenas, a “câmera na mão” (idéia pregada pelo manifesto de que as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar) e um tema forte: a autonomia da mulher. O filme se passa na década de 60 e percebemos o feminismo sendo abordado, a luta da mulher pela autonomia, a tentativa de sobreviver em um universo machista. Esse assunto o diretor retoma em outros trabalhos como “Dogville” e “Manderlay”.

Entre os vários temas abordados no filme, o da crítica aos Estados Unidos é o mais forte. Percebemos closes sarcásticos na bandeira americana e também notamos uma crítica ao sistema de exploração a que os trabalhadores são submetidos. Por fim, o diretor mostra como um representante da lei (policial) comete um erro e é responsável por uma tragédia.

Com uma trilha sonora impecável e a atuação brilhante da cantora Björk, Dançando no escuro é um filme maravilhoso que sem dúvida merece os prêmios que recebeu. É impossível assistir o filme e não se sensibilizar e se chocar com sua beleza.

Ficha técnica

Diretor: Lars Von Trier

Elenco: Bjork, Catherine Deneuve, David Morse, Peter Stormare, Joel Grey, Vincent Paterson, Cara Seymour.

Produção: Vibeke Windelov

Roteiro: Lars Von Trier

Fotografia: Robby Müller e Lars Von Trier

Trilha Sonora: Mark Bell e Björk

Duração: 139 min.

Ano: 2000

País: Dinamarca / Suécia / França / Rússia

Gênero: Drama

Nenhum comentário: