sábado, 2 de abril de 2011

Made in Bollywood



O primeiro filme da temática "musicais" é um filme musical que escapa à cultura de filmes ocidentais. No entanto, a esmagadora maioria dos filmes produzidos em Bollywood é do gênero musical. A indústria cinematográfica made in India tem sua sede em Mumbai (antiga Bombaim), a maior cidade do país. Da característica de Mumbai ser a capital do entretenimento, surgiu o cruzamento vocabular: Hollywood + Bombay = Bollywood.

Um filme musical tem a música coreografada como parte integrante, ou seja, o enredo segue nas danças. As músicas não são simplesmente a trilha sonora, mas a continuação da estória. Uma ópera, por exemplo, é integralmente musical, mas não coreografada (porque é teatro, não dança). Nos filmes de Bollywood, tem-se a impressão de ver um filme com cinco ou seis clipes musicais no meio. No entanto, a parte musical costuma ser uma parte orgânica do filme. Muitas vezes o cenário muda (e se vê os Alpes (!) ao fundo, por exemplo), as roupas dos protagonistas frequentemente são trocadas mais de uma vez, não é incomum que chova na moça, o casal sempre é o centro da coreografia e os rostos dos dançarinos coadjuvantes não se destacam.

Assim como as novelas da Globo contam com um elenco relativamente fixo, Bollywood cultiva seus astros. Shah Rukh Khan é o Brad Pitt indiano. As estrelas atuam e dançam. A voz é de cantores famosos na Índia e na verdade a música é o chamariz para o filme. Os clipes (ou as músicas) são lançados antes do filme e servem de convite ao público para ir ver o filme. Tipo o que estou fazendo nesta resenha. 

Os temas dos filmes de Bollywood orbitam em torno do casamento, família, honra e identidade indiana. Não é à toa que os filmes são em hindi. Na Índia não há monolíngues, e se fala inglês como língua oficial (especialmente no sul). Hindi (falado) é compreendido pelos paquistaneses (que ficam ao norte da Índia e dizem que falam urdu). Paquistão um dia foi Índia. Os paquistaneses escrevem hindi (= urdu) com o alfabeto árabe (porque são muçulmanos, não hindus). A identidade indiana não é afirmada apenas através da língua. Em Chak de India, por exemplo, o treinador (Shah Rukh Khan) do time de cricket (esporte nacional) repete sempre que as jogadoras devem esquecer suas diferenças "tribais" e formar um time indiano. Em Fanaa, por exemplo, o herói é um terrorista lutando pela independência de Kashmir. Morreu. E foi a esposa amada que o matou. Em Swades, o herói (Shah Rukh Khan de novo) é um astrofísico trabalhando pra NASA que volta ao seu vilarejo natal.

Paheli afirma sua identidade indiana em todos os sentidos: é baseado num conto indiano, escrito por um autor muito celebrado na Índia (talvez equivalente ao nosso Machado de Assis). A estória de amor entre Radha e Krishna, que não são casados, nem da mesma espécie (Krishna é uma divindade, Radha é uma camponesa) se faz presente em Paheli: Lachchi (Rani Mukerji) casa-se (é um casamento arranjado) com Kishen (Shah Rukh Khan) que, na manhã após o casamento, parte em viagem por cinco anos. 

O casamento não se consuma, porque o marido precisa aproveitar um momento oportuno para fazer negócios e termina de fazer seus cálculos na noite de núpcias. O marido parte, a mulher não-desposada fica. Um fantasma apaixonado pela bela Lachchi assume as feições de Kishen e se apresenta a ela. O fantasma oferece seu amor pelo tempo em que o marido estiver fora. O título do filme - Paheli - vem do momento em que é dada a Lachchi a decisão de esperar cinco anos pelo marido ou participar da farsa de que o marido tenha voltado - sabendo que na verdade se trata de um fantasma com as feições do marido.

O fantasma dá outra vida ao corpo de Kishen: é engraçado, auto-confiante, mágico e apaixonado por ela. A decisão de se casar por amor não é difícil. Complicado é lidar com a gravidez depois de quatro anos, um ano antes da volta do marido oficial.


Directed by Amol Palekar
Produced by Gauri Khan
Shahrukh Khan
Screenplay by Sandhya Gokhale
Story by Vijayadan Detha
Sandhya Gokhale
Amol Palekar
Narrated by Naseeruddin Shah
Starring Shahrukh Khan
Anupam Kher
Rani Mukherjee
Amitabh Bachchan
Sunil Shetty
Juhi Chawla
Rajpal Yadav
Music by M.M. Kreem
Cinematography Ravi K. Chandran
Editing by Amitabh Shukla
Distributed by Red Chillies Entertainment
Release date(s) June 24, 2005
Running time 141 mins
Country India
Language Hindi

Nenhum comentário: