quarta-feira, 8 de junho de 2011

Um outro modo de ver as coisas


Esta semana iniciamos nossa temática Meio Ambiente, em referência ao dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente. Durante o mês de junho e na primeira sexta-feira de julho, vamos exibir filmes que tratam dessa questão tão falada e pouco praticada em nossa sociedade.

Nesta sexta-feira (10/06) vamos compartilhar com os nossos cineclubistas três filmes que abordam a temática por diferentes aspectos que se complementam. O primeiro filme é Um Outro Modo de Ver as Coisas, escrito por Daisaku Ikeda e dirigido por Cory Taylor, com o apoio da Soka Gakkai Internacional (SGI).
O filme trata de uma viagem do então jovem historiador britânico Arnold Toynbee aos campos de batalha entre a Grécia e a Turquia, nos idos de 1920. A postura de Toynbee em "ouvir o outro lado", mostrando as crueldades cometidas pelos gregos (apoiados pelos norte-americanos - sempre eles!) contra civis turcos, não agradou a sociedade europeia da época, cúmplice das atrocidades da guerra greco-turca. O texto de Ikeda relata o depoimento que o próprio Toynbee fez quando da ocasião de um diálogo que realizaram, que resultou num livro intitulado Escolha a Vida.
O segundo filme é Uma Revolução Silenciosa, também dirigido por Cory Taylor, com o apoio da SGI. No filme são contadas experiências exitosas com relação aos grandes problemas ambientais que o planeta enfrenta. Trata da força que iniciativas individuais podem ter quando conseguem romper a barreira do que se acreditava impossível. Sem apoio de seus governos, essas pessoas iniciam movimentos que promovem uma verdadeira revolução silenciosa. Para os mais céticos, o filme apresenta uma proposta esperançosa de mudar o mundo para que ele fique bom para todos que o habitam. Coleta de água da chuva, método seguro de destruição de poluentes orgânicos persistentes (POP's) e o Movimento Cinturão Verde, são alguns do exemplos que o filme nos traz.
O terceiro filme é o consagrado Ilhas das Flores, de Jorge Furtado. Com relação a este filme não há muito o que dizer, pois é bem conhecido do público brasileiro. De forma brilhantemente didática, Jorge Furtado nos apresenta o cotidiano de uma comunidade real com cenas fortíssimas sobre a degradação da condição humana promovida pelo próprio humano. O curta-metragem consegue ser divertido, educativo e altamente esclarecedor das desigualdades sociais promovidas pelo capitalismo.
Assim será nossa sessão do cineclube DeLírio desta semana. Apareça e apresente a sua estratégia de ação!

Créditos:
Um Outro Modo de Ver as Coisas - Escrito por Daisaku Ikeda, direção Cory Taylor, EUA, 21 min. 2004.
Ganhador do Golden Reel Award de Melhor curta-metragem no 3º Festival Internacional de Cinema de Tiburon.
Uma Revolução Silenciosa - Direção Cory Taylor, EUA, 30 min. 2002.
Ilha das Flores - De Jorge Furtado, Brasil, 13 min. 1989.

Nenhum comentário: