terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma verdade inconveniente


O filme Uma verdade inconveniente, dirigido por Davis Guggenheim, é uma criação visual impactante. O filme foi elaborado através das pesquisas e palestras de Al Gore ao redor do mundo. Ele esclarece a problemática ambiental, as causas e consequências do aquecimento global de forma realista e alarmante.

Al Gore utiliza meios audiovisuais (como dados cientííicos e imagens de fenômenos naturais), para argumentar que a temperatura da Terra está aumentando e que a causa disso são as próprias ações dos homens. Além de dar uma explicação tradicional sobre o aquecimento global, Al Gore utiliza uma animação inovadora.

Teoricamente, o aquecimento global é causado pela concentração de gases na atmosfera, os chamados gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano e óxido nitroso), que por sua vez causam o aumento da temperatura terrestre. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento tem sido a principal fonte desses gases poluentes. 
Ao falar sobre as mudanças climáticas, primeiramente Al Gore discute a ignorância das pessoas com relação a esse fenômeno. Ele diz que, por a Terra ser extensa, as pessoas acabam acreditando que é impossível causar um impacto nocivo no ambiente terrestre. Essa temática nos alerta para os desastres ambientais cujos grandes causadores somos nós mesmos. Exercemos atividades que diretamente ou indiretamente interferem nesses fenômenos (enchentes, furacões, degelo etc.) que estão acontecendo.

Há quem pense o contrário quanto a essa parcela de culpa humana. Os chamados “céticos do aquecimento global”, citados por Al Gore, são pessoas que acreditam que a Terra está aquecendo devido a causas naturais. Para eles, tais mudanças climáticas ocorrem desde a origem da Terra, sob a ação ou não do Homem, por exemplo, as Eras Glaciais. Contudo, essas mudanças climáticas, explica Al Gore, ocorreram com variações naturais nos níveis de dióxido de carbono menores do que as que notamos hoje.

O filme nos alerta sobre as principais causas e consequências do aquecimento global, mostra o quão agressivos somos com o meio ambiente. E ao mesmo tempo, demonstra que existem soluções para minimizar esses impactos que estão acontecendo. Assim, Al Gore finaliza sua reflexão, cabendo a nós reverter tudo isso através de nossas ações.

“Cada um de nós é uma causa de aquecimento global; mas cada um de nós pode se tornar parte da solução - em nossas decisões sobre o produto que compramos a eletricidade que usamos o carro que dirigimos o nosso estilo de vida. Podemos até fazer opções que reduzam a zero as nossas emissões de carbono.” Al Gore
 

  
Ficha-técnica:
Título original: An inconvenient truth
Gênero: Documentário 
Duração: 94 min
Direção: Davis Guggenheim
Elenco: Al Gore
Ano de lançamento: 2006
Origem: EUA


Nenhum comentário: