sábado, 22 de maio de 2010

Let's talk about sex

Kinsey: Vamos Falar de Sexo é um filme baseado na história de Alfred Kinsey, biólogo norte-americano autor dos livros Sexual Behavior in the Human Male (1948) e Sexual Behavior in the Human Female (1953). Muito bem dirigido por Bill Condon, o filme trata de um dos maiores tabus da sociedade: o comportamento sexual.

Após um longo tempo estudando vespas, Kinsey (Liam Neeson) torna-se sexólogo, e começa a estudar comportamento sexual humano do ponto de vista biológico sem levar em conta princípios religiosos e morais. Ele inicia seus estudos sobre o assunto, através de entrevistas com pessoas de todas as idades. O resultado de seus estudos foi publicado em 1948 no livro Comportamento Sexual do Homem, que foi um dos livros mais vendidos da época e revolucionou o modo de pensar na década de 40.

Dando continuidade aos seus estudos, Kinsey publica em 1953 outra obra: Comportamento Sexual feminino, sua obra foi mal recebida e não obteve tanto sucesso como a primeira: os dados do livro foram publicados pela imprensa sensacionalista como uma verdadeira bomba. Com o resultado ruim da segunda parte de seus estudos, Kinsey perde financiamento e já não pode dar continuidade às pesquisas também pelo fato de estar com a saúde debilitada.

A maioria arrasadora dos filmes sobre sexo acaba se tornando apelativos, o que não é o caso de Kinsey, pois ele aborda o tema de uma forma singular e mostra uma realidade que perdura nos dias atuais, de que a sociedade está presa no velho padrão social que intimida e reprime as pessoas.
Por Érika Lima


Ficha técnica:

Titulo original: Kinsey
Duração: 118 mim
Ano: 2004
Direção: Bill Condon
País de Origem: Estados Unidos

Nenhum comentário: