É neste
A história de Oscar e Mimi é contada pelo próprio Oscar para Nigel todos os dias em sua cabine . Nigel cada vez mais vai se rendendo e se vendo preso às histórias carregadas de erotismo e sexo do passado do casal . Nigel vai ficando obcecado por Mimi, enquanto Oscar conta como eles foram cada vez mais tentando atingir os limites , as barreiras do sexo e da paixão .
Osprimeiros 20 minutos do filme soam meio sem sentido . As cenas pulam de um cenário para outro de repente e algumas ficam cortadas . Servem para apresentar os personagens Nigel e Fiona, demonstrando rapidamente o que eles querem e procuram, e claro , quem eles são . A ressalva fica: creio que Polanski poderia ter montado isso melhor .
Os
A partir do momento em que Nigel senta para ouvir as histórias de Oscar pela primeira vez, o filme começa a fluir e vai se construindo e ficando cada vez melhor. A construção do romance obsessivo de Oscar e Mimi é irresistível, provocadora e muito bem feita.
Os corpos ardem. Os dois se verão presos um ao outro a partir daí; longos dias sem sair de casa , o sexo acontece no chão , à mesa durante o café da manhã , atinge o masoquismo e alcança até mesmo o nível da prática obscena da “chuva dourada ”. Ops! “Nada pode ser obsceno em um amor assim ” diz Oscar a Nigel, horrorizado com o relato. Polanski nos prova isso com o decorrer da história . Um dos pontos altos do filme é exatamente o momento do relato dessa prática em questão . Oscar incorpora tão bem o sentimento de obsessão , que nada precisa ser mostrado, fica tudo na nossa imaginação enquanto observamos Oscar se desesperar pelas lembranças .
Esse texto pode deixar transparecer que esse filme trata do gênero de romance do modo convencional . Não é. Polanski cria uma história de amor e ódio , desejo e dor . Lua de Fel é um romance que nunca poderá dar certo , porque Oscar e Mimi se desejam demais , se amam demais . Procurando evoluir e explorar esse amor , eles atingem novas barreiras e limites cada vez mais obscuros , níveis cada vez mais altos . Quem tudo quer , acaba perdendo.
Alternando entre os momentos em que as memórias são relatadas e os momentos em que os personagens convivem no navio, Polanski nos convida a relfetir um pouco sobre a hipocrisia da sociedade moralista e convencional; essa personificada em Nigel e Fiona. Oscar provoca o casal, dizendo que eles nunca exploraram limites, que eles não dão tudo o que podem um para o outro. Nigel se horroriza, porém observa a si mesmo excitando-se e ficando obcecado por Mimi, cada vez que os relatos ficam mais quentes, cada vez que a evolução do amor deles passa para uma nova fase.
Polanski tenta mostrar que o que vale é a paixão, o desejo, os limites que cada um pode alcançar quando ama e deseja de verdade. Por mais obsceno que possa parecer o que o casal faz nos momentos íntimos, tudo é feito com um grau de paixão e romance tão sensível e ao mesmo tempo tão íntimo e bonito que vemos que realmente nada pode ser obsceno quando se ama assim.
Polanski tenta mostrar que o que vale é a paixão, o desejo, os limites que cada um pode alcançar quando ama e deseja de verdade. Por mais obsceno que possa parecer o que o casal faz nos momentos íntimos, tudo é feito com um grau de paixão e romance tão sensível e ao mesmo tempo tão íntimo e bonito que vemos que realmente nada pode ser obsceno quando se ama assim.
O defeito do filme aparece nos momentos em que a história se desenvolve no navio . Fica um pouco rasa a explicação por que Oscar relata toda a intimidade de seu romance para Nigel. A explicação acontece, porém fica um sentimento de que poderia ser melhor .
Falandoagora do elenco . É notável durante o filme a segurança de Peter Coyote e Emanuelle Seigner para com seus respectivos papéis. Os dois possuem uma química excelente que torna todo o clima do filme bem real e íntimo . A sensualidade de Emanuelle é poderosa e muito prazerosa de se olhar . A atriz parece exalar sexo por todo o corpo , sua sensualidade é notável no simples ato de ‘pular amarelinha ’ ou andar sobre o corpo de um homem durante uma dança . Falando em dança , é durante uma cena de dança que acontece um dos pontos altos do filme : Mimi dança em uma sala iluminada pela luz das velas , seduzindo Oscar, que a observa. Na manhã seguinte , Mimi se lambuza com leite , derramando-o sobre seus seios . É um deleite .
Falando
Peter Coyote, por sua vez , foi outra ótima escolha . É um homem já mais velho que Mimi (que aqui tem 20 anos ), e está em plena forma para seu papel . É bonito e possui um ar galante que combina com seu personagem , deixando o romance mais sensual . Sua interpretação é a de um ator que acredita no que está fazendo. Basta olhar a cena em que ele relata a “chuva dourada ”. Peter e Seigner passam, como já dito , uma intimidade muito natural , e sentem aquilo que estão fazendo. Isso é ótimo e torna o clima do filme mais realista e belo .
Para completar , o elenco tem Hugh Grant e Kristin Thomas. Eles não possuem o grau de interpretação dos outros dois atores , mas conseguem segurar bem seus papéis; mesmo o Grant, um ator que eu não admiro e nunca vi fazer nada demais , consegue se sair bem e não decepciona.
Com algumas ressalvas e pequenos defeitos , o filme funciona muito bem e toda a construção do romance é um deleite . Polanski trabalha bem o roteiro escrito por Gérard Brach, John Brownjohn e pelo próprio Polanski, que se baseia no romance “Lunes de fiel ” de Pascal Bruckner. A direção de Roman Polanski é segura e traz bons momentos . Sua condução é excepcional e segura bem as pontas para criar um excelente clima para a história . O final é surpreendente , só necessitava de uma reação melhor da atriz Kristin Thomas.
Por Rafael Lopes de Souza
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