terça-feira, 8 de março de 2011

Justiça




Justiça é um documentário de Maria Augusta Ramos gravado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O filme utiliza o recurso cinematográfico da câmera parada, posicionada em lugares estratégicos em que podemos observar o cotidiano de juízes, defensores públicos, réus e de seus familiares.

O documentário expõe de maneira clara os problemas que o sistema judiciário possui, apresentando a frieza dos juízes, a falta de ética dos defensores públicos, os maus tratos dos policiais em relação aos acusados, a ignorância dos réus e de seus familiares e o verdadeiro inferno do sistema carcerário brasileiro.

A película acompanha o andamento de vários processos, mostrando a ineficiência da justiça. Em um dos casos, um homem é acusado de um delito e segundo o policial ele teria pulado um muro para fugir da polícia. O juiz faz o julgamento do acusado sem notar que o réu era paraplégico e, portanto, não poderia ter pulado um muro. Quando o acusado pede para ser transferido para um hospital (pois tem dificuldades de locomoção dentro das celas por causa da superlotação) o juiz diz que nada pode fazer a respeito.

O documentário Justiça nos mostra o caos em que se encontra o sistema judiciário Brasileiro. Juízes tendo que julgar muitos casos por dia, com uma polícia corrupta que espalha o medo nas comunidades e um sistema carcerário que trata seres humanos como insetos, são alguns dos ingredientes que encontramos ao assistir Justiça, um documentário maravilhoso que abre nossos olhos para o fato de que necessitamos de uma reforma no sistema judicial e que tirar a liberdade das pessoas não está resolvendo o problema da violência no Brasil, está apenas aumentando a desigualdade e a violência.
Por Érika Lima

Ficha técnica:
Direção: Maria Augusta Ramos
Duração: 100 min
Ano: 2004
Categoria: documentário

Nenhum comentário: