terça-feira, 1 de março de 2011

Monstros e fantasmas

A tese central deste filme de Spike Jonze (2009) parece ser que há monstros (que alguns chamariam de demônios quando se referem aos nossos anjos, demônios e fantasmas) em cada um de nós. Esta, no entanto, não corresponde bem à questão principal de Maurice Sendak (1963), escritor de Where the wild things are, que serviu de base para a adaptação de Spike Jonze. A crítica negativa do filme reclama da falta de fidelidade.

Tanto no livro como no filme, Max toma bronca da mãe e se refugia na própria imaginação. No filme, Max foge de casa, atravessa um oceano e aporta numa ilha. No livro, Max vai pro quarto e se enfia debaixo das cobertas. Na imaginação do menino, é criada uma floresta habitada por monstros que ele consegue dominar. A adaptação cinematográfica é muito mais psicologizante que o livro infantil ilustrado, e explica aos adultos como a criança trabalha com toda a violência que guarda dentro de si.

Onde vivem os monstros é um filme esquisito, e isso tem um pouco a ver com o diretor: Spike Jonze dirigiu os pouco convencionais Quero ser John Malkovich e Adaptação, além de uma extensa lista de videoclips. Visualmente, o filme é bastante estimulante. Psicologicamente, é levemente incômodo, porque desperta os nossos fantasmas da infância. 

Para iniciar a temática VIOLÊNCIA, esolhemos um filme que parte do pressuposto de que carregamos todos uma certa quantidade de agressividade em nós e que mostra como uma criança lida com essa "violência interna".

Onde vivem os monstros: Where the wild things are
Release: 2009
Diretor: Spike Jonze
Elenco original: Max Records, Catherine Keener, Mark Ruffalo
Gênero: Fantasia
Distribuição: Warner Brothers
Orçamento: $ 115 milhões.

2 comentários:

Gustavo disse...

Gostei da escolha e da discussão!
Pronto para a próxima sessão na sexta-feira que vem.

Saulo de Sousa disse...

Onde vivem os monstros é um bom início, um pouco de fantasia e uma alusão do que se passa realmente no interior de uma criança: sua raiva, alegria, frustrações e etc.