terça-feira, 10 de maio de 2011

Meu caro amigo Chico



Meu Caro Amigo é o primeiro DVD de uma série de doze DVD´s sobre a Retrospectiva da obra de Chico Buarque, organizada pela R.W.R (EMI Music Brasil Ltda.), em 2005. Neste mês de maio e primeira semana de junho, o Cinecube DeLírio vai exibir os quatro primeiros. Os demais serão exibidos oportunamente em outras sessões especiais. Para conhecer essa obra, Chico nos diz num trecho de Futuros Amantes:

“Não se afobe, não/Que nada é pra já/O amor não tem pressa/Ele pode esperar/em silêncio/Num fundo de armário/Na posta restante/Milênios, milênios no ar...”

É exatamente assim a vida e obra de Chico Buarque, sem pressa e com muita precisão. O cineclube DeLírio apresenta essa edição especial sobre nosso Chico Buarque com o intuito de compartilhar um Brasil riquíssimo, pouco conhecido pelos brasileiros. Chico retrata a própria cultura brasileira em sua obra. Uma música universal, de qualidade invejável, feita por um sujeito simples, exemplo de humildade e de genialidade.

No filme, Chico fala da sua relação com a cidade do Rio de Janeiro, seu deslumbramento e o olhar estrangeiro que ele prefere manter sobre a sua cidade natal. Meu Caro Amigo trata das parcerias de Chico. Ele nos conta como elas acontecem, as escolhas, os momentos e as criações oriundas dessas parcerias. Isso fica claro em momentos inesquecíveis como uma cena de 1978, quando Chico e Tom Jobim dão mais uma “passada” em Falando de Amor, para ver se a letra já está pronta. Temos ainda uma pincelada sobre o período da ditadura, os chamados “anos de chumbo”, a censura e os “dribles” que os compositores eram obrigados a dar. Chico fala também da relação entre literatura e letra de música, das dificuldades presentes no momento da criação.

Nessa série, é quase obrigatório assistir o making off e uma sessão chamada “Chico Fala”. Quando somos apresentados aos responsáveis pela obra, aos truques de luz, figurino etc. Mas o mais envolvente é ouvir Chico rememorando seus parceiros e amigos, o carinho dedicado a cada pessoa que contribuiu com essa produção fenomenal da música brasileira. Os gênios precisam dos amigos e amigos Chico os tem de sobra.

Direção: Roberto de Oliveira
Brasil, 109 min.
Produção Artística: Vinícius França
Direção de Fotografia: João Wainer
Cinegrafista: Juarez Pavelack
Pesquisa e Texto: Ricardo Arnt
Produção: Camila Villas-Boas, Jorge Saad Jafer
Assistente de Produção: André Arraes
Edição: André Wainer
Trilhas Musicais: Luiz Cláudio Ramos

Músicas:
Renta Maria (Ivan Lins/Chico Buarque), Valsinha (Vinícius de Moraes/Chico Buarque), Falando de Amor (Antonio Carlos Jobim), Maninha (Chico Buarque), Pois é (Antonio Carlos Jobim/Chico Buarque), Samba pra Vinicius (Toquinho/Chico Buarque), Samba de Orly (Chico Buarque/Toquinho), Choro Bandido (Edu Lobo/Chico Buarque), Nuvem Negra (Djavan), Samba do Grande Amor (Chico Buarque), A Rosa (Chico Buarque), Maricotinha (Dorival Caymmi), A Vizinha do Lado (Dorival Caymmi), João Valentão (Dorival Caymmi), Vestido de Bolero (Dorival Caymmi), Meu Caro Amigo (Francis Hime/Chico Buarque), Paratodos (Chico Buarque), Futuros Amantes (Chico Buarque), Olha Maria (Antonio Carlos Jobim/Chico Buarque/Vinícius de Moraes), Anos Dourados (Antonio Carlos Jobim/Chico Buarque) e Pivete (Francis Hime/Chico Buarque).

Músicos:
LUIZ CLÁUDIO RAMOS
CARLOS BALA
JORGE HELDER
JOÃO REBOUÇAS
DON CHACAL
GABRIEL GROSSI
FRANKLIN DA FLAUTA
MARCELO BERNARDES
PASCHOAL PERROTA
NOVELLI
PETER DAULSBERG
CÉSAR CAMARGO MARIANO
WILSON DAS NEVES
VICTOR BIGLIONE
CHICO BATERA
MACAÉ
ZECA ASSUMPÇÃO
PAULO JOBIM
DANIEL JOBIM
DANILO CAYMMI
MARCOS AMA
SÉRGIO CARVALHO
MÁRCIO EYMARD MALARD
CONJUNTO ATLÂNTICO
PAULO BRAGA
LUÍS MAIA
HELIO BELMIRO

Coro:
MARIA DO CARMO BUARQUE DE HOLANDA (PII)
ANA MARIA BUARQUE DE HOLANDA (ANA DE HOLANDA)
ANA JOBIM
BETH JOBIM
CONSIGLIA LA TORRE
CANTORA FORTUNA
BEL
ADI DE SOUZA

Nenhum comentário: