domingo, 15 de maio de 2011

Sensibilidade à flor da pele


O segundo DVD da série sobre a obra de Chico Buarque, intitulado À Flor da Pele, aborda a temática feminina nas canções compostas por Chico. O cenário é perfeito: Paris. A partir daí já percebemos a presença do feminino. Chico faz uma relação direta entre a cidade e a mulher, pois foi em Paris que ele teve os primeiros contatos com a mulher, principalmente por causa dos filmes franceses que foram os primeiros a apresentarem mulheres nuas. “Há sempre um grande mistério para mim na alma feminina” diz Chico. A partir dessa definição, Chico fala sobre a temática feminina, apresentando suas principais canções sobre o assunto.

Nos anos dourados da música brasileira, havia o costume de se escrever canções com o Eu- lírico feminino. A primeira canção desse tipo escrita por Chico foi Com açúcar, com afeto, atendendo a um pedido da cantora Nara Leão, que pediu a Chico uma música que falasse daquelas mulheres que buscavam servir a seus maridos. Nesse período, eram comuns as canções que exaltavam as qualidades domésticas das mulheres. Eram músicas que apresentavam uma mulher submissa, que cuidava da casa e que implorava por um pouco de atenção.

A partir do final da década de 60, com a revolução feminina, houve uma mudança de foco nos canções com Eu- lírico feminino. Aparecia nas músicas uma mulher mais livre, independente, que não é mais reprimida pelo marido. A primeira música de Chico a mostrar esse novo posicionamento da mulher na sociedade é Olhos nos olhos, originalmente composta para ser gravada por Maria Bethânia.

À flor da pele é a sensibilidade, é a poesia, é a genialidade de Chico Buarque em 14 canções que tratam da temática feminina, e é apenas uma pitada do que está por vir ao longo da temática deste mês, dedicada à obra de Chico.

Direção: Roberto de Oliveira
Brasil, 96 min.
Produção Artística: Vinícius França
Direção de Fotografia: João Wainer
Cinegrafista: Juarez Pavelack
Pesquisa e Texto: Ricardo Arnt
Produção: Camila Villas-Boas, Jorge Saad Jafer
Assistente de Produção: André Arraes
Edição: André Wainer
Trilhas Musicais: Luiz Cláudio Ramos
Músicas:
Tatuagem (Chico Buarque/ Caetano Veloso), Esse cara (Chico Buarque/ Caetano Veloso), Sem fantasia (Chico Buarque/ Caetano Veloso), Cotidiano (Chico Buarque), O que será (à flor da pele) (Chico Buarque/ Milton Nascimento), Com açúcar, com afeto (Chico Buarque/ Nara Leão), Feijoada completa (Chico Buarque/ Francis Hime), Teresinha (Chico Buarque/ Francis Hime), Mulheres de Atenas (Chico Buarque/ Francis Hime), Olhos nos olhos (Chico Buarque/ Francis Hime), Morena dos olhos d’água (Chico Buarque/ Leo Jaime), As minhas meninas (Chico Buarque), As atrizes (Chico Buarque), Joana Francesa (Chico Buarque).
Músicos:
LUIZ CLÁUDIO RAMOS
CARLOS BALA
JORGE HELDER
JOÃO REBOUÇAS
DON CHACAL
GABRIEL GROSSI
FRANKLIN DA FLAUTA
MARCELO BERNARDES
PASCHOAL PERROTA
NOVELLI
PETER DAULSBERG
CÉSAR CAMARGO MARIANO
WILSON DAS NEVES
VICTOR BIGLIONE
CHICO BATERA
MACAÉ
ZECA ASSUMPÇÃO
PAULO JOBIM
DANIEL JOBIM
DANILO CAYMMI
MARCOS AMA
SÉRGIO CARVALHO
MÁRCIO EYMARD MALARD
CONJUNTO ATLÂNTICO
PAULO BRAGA
LUÍS MAIA
HELIO BELMIRO

Nenhum comentário: